domingo, 20 de fevereiro de 2011

Torta de maçã

Antes que a luz acabe e outras idéias tomem conta do meu quarto escuro, preciso explicar ao mundo as novas iluminações que tive.

Antes de ser aplaudido preciso esclarecer que as iluminações não são méritos meus, os filósofos e cineastas¹ que tenho lido disseram-me tudo. Eu mastiguei e reproduzo.

Pois bem, entenda o processo da mente humana. Eu dou-te uma palavra: “Maçã”. Em sua cabeça forma-se a imagem da fruta. Agora te dou outra: “Faca”. Provavelmente acontecerá o mesmo. Esses acontecimentos mentais, ou visualizações, são feitas apoiadas em suas vivências com estes objetos. Quando digo estas palavras em cada ser humano uma maçã e uma faca diferente serão mostradas pela mente. Agora se digo: maçã e faca. Impossível não gerar uma terceira imagem envolvendo os dois elementos. Que isso se dá é evidente, e ouso dizer óbvio, porém o que mais me atrai nesta brincadeira é que a faca interagindo com a maçã ganha cenários, cores, cheiros e outras tantas coisas mais ao gosto do freguês. Cada ser humano recria o que digo com sua experiência sensorial única. A interpretação da simples frase “Faca e maçã” é individual e provoca em cada um uma reação específica.

Agora temos sob estas explicações o porquê de a arte ser importante. É na arte, produto humano, que se condensam milhões de “facas e maçãs”. Um quadro, uma poesia ou um filme dão-te elementos para transbordar sensações por todo o ser. Ouso perguntar a esta hora da noite: O que faz um artista? Reúno minha prepotência para responder-me: É ter a capacidade de mostrar elementos capazes de fazer o vulcão de sentimentos e sensações, boas ou ruins, de todo ser humano entrar em erupção.

¹- EISENSTEIN, Sergei - "O sentido do filme" e PAZ, Octavio - "O Arco e a Lira"

2 comentários:

Paulo Roberto Figueiredo Braccini - Bratz disse...

como disse Nietzsche foi através da loucura que os grandes feitos foram realizado ... este tratado filosófico do amigo traduz com perfeição toda esta dimensão do SER ... parabéns ...

a maçã por mim visualizada era verde e emanava um perfume inebriante. a faca era curta e pontiaguda e estava suja de sangue ...

;-)

Tainá Rei disse...

A minha era vermelha. A faca era daquelas grandes, brilhante e com cabo preto, o gosto é o da barra de cereal Trio sabor torta de maçã, que eu comi ontem!